Endereço

Rua Rouxinol, 5205 - Arapongas - PR

telefone

43 3303-1800

MDP ou MDF, qual é melhor?

 

Uma das dúvidas mais comuns na hora de comprar um móvel é sobre o seu material. Então a velha pergunta sempre volta à tona: Qual é melhor, o MDP ou o MDF?

 

Nesse texto vamos explicar cada um deles, incluindo seus prós e contras.

 

A realidade é que os dois materiais são bons, porém cada um atende uma necessidade diferente.

 

Vamos começar falando sobre o MDF.

 

A sigla vem das palavras Medium Density Fiberboard ou, em português, Painel de Fibra de Densidade Média. Ele é composto por fibras de madeira e resina sintética, o que proporciona um acabamento uniforme.

 

Confira na imagem abaixo:

 

 

Essa característica permite que as chapas aceitem cortes em diferentes direções. EX: cortes arredondadas ou bordas usinadas.  Com isso, o MDF geralmente é encontrado em tampos ou portas.

 

Quando o assunto é estrutura, o MDF tem tendências maiores a empeno do que o MDP. Já em relação umidade, nenhum dos dois é recomendado. Porém, o MDF é mais vulnerável.

 

 

Já o MDP significa Medium Density Particleboard ou, em português, Painel de Partícula de Média Densidade. Ela é composta por partículas de madeira prensada, e é dividida por 3 camadas, uma mais grossa no miolo e duas mais finas nas superfícies.

 

Confira na imagem:

O MDP é mais barato e leve que o MDF. Porém, mesmo assim ele é mais indicado em peças estruturais, pois é mais resistente ao empenamento.

 

Já quando o assunto é acabamento, ambos materiais são bem versáteis. Eles tem compatibilidade com diversos acabamentos, como pintura UV, BP, laca, verniz, etc.

 

Por fim, a conclusão é que não da para dizer que um é melhor ou pior que o outro, pois vai depender da finalidade de utilização.

 

Caso seja um móvel com usinagens ou formas diferentes, escolha o produto em MDF. Agora, se busca um móvel com linhas retas e que exija mais resistência, a melhor opção é o MDP.

 

 

Fique ligado em nosso blog, em breve vamos trazer mais conteúdos para você. 😉